Publicidade



Observatório do Turismo

@TurismoSãoPaulo


Notícias

Atualizado em: 26/09/2014




SP firma parceria com cidade de Rosário

Foi assinado ontem, durante a ABAV, um acordo para promoção do turismo das duas cidades


As secretarias de Turismo de São Paulo e de Rosário, na Argentina, firmaram uma parceria hoje, dia 25 de setembro, na 42ª edição da Expo Internacional de Turismo - ABAV 2014. Em coletiva realizada para a imprensa nacional e internacional, os representantes das duas pastas, Wilson Poit, de São Paulo, e Hector De Benedicts, de Rosário, comprometeram-se a promover em conjunto ações de promoção turística nas cidades.

Dentre as principais iniciativas estão desenvolver programas voltados para o turismo idiomático em cooperação com os operadores turísticos, agências de viagens e parceiros, como, por exemplo, as instituições acadêmicas; colaboração e apoio promocional mútuos em matérias nas redes sociais; troca de ativos de mídia online e externa; troca de uso de centros de informação ao visitante de ambos os destinos para promoção, realização de eventos especiais relacionados a cultura e ao lazer, entre outras.

Para Hector, a assinatura selou uma grande parceria entre os dois destinos. “Rosário é uma cidade pequena em comparação a São Paulo, mas temos a mesma vocação que é o turismo corporativo e receber bem o turista de negócios. Estamos muito felizes em poder caminhar junto com São Paulo que é também uma referência cultural e gastronômica”, afirmou.

Segundo Poit, a assinatura firmou um encontro de nacionalidades que já se conhecem muito bem. “Vale lembrar que a Argentina é o terceiro país emissor de turistas para São Paulo e recebemos esses visitantes sempre de braços abertos. É um grande passo e tenho certeza que será uma parceria de sucesso”, disse.

Na ocasião a diretora de Turismo e Entretenimento Luciane Leite, também fez um balanço com os principais índices do turismo referente ao primeiro semestre na capital paulista. “Tivemos um cenário muito positivo nos primeiros seis meses desse ano em relação ao mesmo período do ano passado. Somente a arrecadação com ISS subiu mais de 7,5% e a expectativa para os segundo semestre também é otimista”, afirmou.

Perfil de público da ABAV

Após a apresentação do balanço a diretora também falou sobre o perfil do público da ABAV. Trata-se de um estudo promovido ano passado pelo Observatório do Turismo, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) e que será realizado novamente este ano. “O levantamento mostra que a maioria do público é mulher (60,59%), com ensino superior completo (66,10%) e idade média de 39 anos. Também estamos felizes porque 73% dos entrevistados em 2013 consideraram que a mudança do evento para São Paulo foi melhor para a realização da feira”, disse.

A pesquisa também revelou as áreas de atuação dos visitantes: 51,6% atuavam em agências de viagem, 9,43% em meios de hospedagem, 7,65% em operadoras de turismo, 6,58% em associações ou entidades de turismo.

Para o secretário especial para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, o retorno da feira para São Paulo foi uma decisão acertada e os números mostram a aprovação para diversos quesitos quanto ao Pavilhão de Exposições do Anhembi. “De acordo com a pesquisa, os entrevistados ainda concordaram quanto à ótima localização (92,94%); facilidade de acesso (90,40%) e o estacionamento sem dificuldades (94,50%). O Pavilhão acolhe muito bem um evento do porte da ABAV e torcemos para que ele continue acontecendo na nossa casa”, afirmou.

Outro dado de destaque da pesquisa diz respeito a procedência dos visitantes. Mais de 54% eram turistas, sendo 3,25% de outros países, como Argentina, Chile, Portugal, Estados Unidos, Itália e Cuba. A permanência média deles foi de 3,4 dias e o gasto no período, em média, de R$ 1.170. Entre os visitantes, 14% afirmaram que pretendiam ficar na cidade após o evento e, em seu tempo livre, realizaram atividades relacionadas a gastronomia (58,78%), compras (27,48%), museus (20,61%), vida noturna (19,85%), parque (12,98%), entre outras.

Segundo a organização do evento, a ABAV 2013 recebeu 52.165 pessoas, sendo 38.706 nos três primeiros dias (voltado para o trade turístico); e 13.459 pessoas no fim de semana quando o público alvo foi o consumidor. A 41ª edição contou com a participação de 62 países expositores, 750 hosted buyers (compradores convidados nacionais e estrangeiros), mais de 5 mil empregos foram gerados (montadores, serviços e organização), 3.978 pessoas marcaram presença na Vila do Saber e cerca de 2.600 marcas colocaram seus materiais em exposição.

Esses e outros dados podem ser obtidos no site do Observatório do Turismo http://www.observatoriodoturismo.com.br/