Publicidade



Observatório do Turismo

@TurismoSãoPaulo


Notícias

Atualizado em: 02/03/2015




Parelheiros na rota do turismo paulistano

Início das ações para o desenvolvimento sustentável do turismo e agricultura orgânica


O prefeito d e São Paulo, Fernando Haddad, o secretário especial para Assuntos de Turismo e presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Wilson Poit, além de outras autoridades municipais, estiveram na região de Parelheiros na última semana para dar o ponta pé inicial em diversas ações que consolidam a área como o novo Polo de Ecoturismo de São Paulo. A agenda começou cedo em um encontro com agricultores, empreendedores da área de turismo, lideranças culturais e indígenas, onde foi defendida uma ampliação planejada do turismo na região, aliada à educação ambiental.

Em seguida, foi realizada uma visita a Feira de Orgânicos no pátio da subprefeitura de Parelheiros, que consiste na venda de alimentos, artesanato e hortaliças produzidos na região. Ainda no período da manhã, o secretário Wilson Poit apresentou o projeto do site do Polo de Ecoturismo, que descreve diversos atrativos e roteiros na região de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé, local que representa 1/5 da área do município. "É um trabalho que está sendo feito a muitas mãos e com todo cuidado necessário para não impulsionarmos a visitação descontrolada na área. São pontos ainda muitos rústicos, com aldeias indígenas e preservação que deve ser mantida. O site está em formatação e é feito em conjunto, um grupo de trabalho de pessoas de vários órgãos públicos e também pessoas da região", disse. O secretário ainda afirmou que está em fa se de contração um projeto executivo de um plano de turismo para Parelheiros. "Vamos ter uma equipe dedicada a esse trabalho durante seis meses, porque queremos o desenvolvimento do turismo em Parelheiros com responsabilidade, com inclusão social e com emprego para as pessoas que aqui residem", disse Poit.

Outras conquistas

Na ocasião também foi apresentado projeto de sinalização turística realizado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) que contemplou 26 equipamentos públicos e a instalação de 580 placas em 15 bairros na região de Parelheiros.

Além do ecoturismo, o desenvolvimento da agricultura urbana também foi destaque no evento. A Prefeitura assinou, por meio da secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, um acordo de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a instalação de uma Sala da Cidadania na Casa da Agricultura de Parelheiros. O equipamento facilita a emissão de documentos e o acesso a vantagens de programas federais de fomento à agricultura. Segundo a secretaria, existem na região 346 produtores rurais cadastrados, sendo 14 orgânicos e 25 em processo de transição.

A visita pela região passou ainda no Solo Sagrado de Guarapiranga, área de 327 mil metros quadrados vinculada à Igreja Messiânica do Brasil e aberta à visitação com muitos atrativos naturais e belas paisagens e construções.

Inauguração do Borboletário de Parelheiros

No sábado, dia 28 de fevereiro, o prefeito Fernando Haddad esteve novamente na região de Parelheiros, acompanhado pela vice-prefeita e coordenadora do Comitê Integrado de Subprefeituras (CIS), Nádia Campeão, e a diretora de Turismo e Entretenimento da SPTuris, Luciane Leite, para participar da inauguração do primeiro borboletário da cidade, o Águias da Serra.

Construído pelo ambientalista e proprietário do local, Miguel Naghirniac Neto, o borboletário abriga e exibe cerca de 2 mil borboletas de 27 espécies. O local pode ser visitado por crianças e adultos, que recebem orientações sobre o ciclo de vida e características do animal.