Publicidade



Observatório do Turismo

@TurismoSãoPaulo


Notícias

Atualizado em: 27/11/2014




Observatório participa de encontro em Alagoas

Núcleo de estudos e pesquisa paulistano contribuirá com sua experiência de quase dez anos


Acontece hoje, em Maceió (Alagoas), o 1º Encontro Nacional de Observatórios de Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo, que tem o objetivo de compartilhar experiências para o desenvolvimento do turismo em todo o Brasil.

A capital paulista, uma das pioneiras no país em relação ao levantamento de números e dados sobre o mercado turístico, participa do evento representado pela São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), por meio do Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, que realiza pesquisas e estudos do setor há nove anos.

O chefe da equipe do Observatório paulistano, Fabio Montanheiro, fará palestra para apresentar como funciona o núcleo de estudos da capital paulista. "Esse evento inédito é importante porque a troca de experiências com outros profissionais da área pode resultar na padronização de coletas de dados entre todos os observatórios espalhados pelo Brasil e transformá-los em uma rede de informações", diz Montanheiro. "Com isso, será possível traçar os perfis sociodemográficos dos turistas, seja como destino emissivo ou como destino receptivo", completa.

Durante o encontro também estarão presentes a vice-diretora de Desenvolvimento Sustentável da Organização Mundial do Turismo (OMT), Sofia Gutierrez, e profissionais de outros observatórios como do Estado do Rio Grande do Sul e de Brasília (Distrito Federal). "O Observatório do Turismo de São Paulo já inspirou a criação de outros núcleos em diversos destinos do Brasil e nosso objetivo é sempre auxiliar novas iniciativas semelhantes, socializando conhecimento. Nós nos sentimo honrados e orgulhosos em participar do evento como palestrantes. Planejar e promover o turismo baseando-se em pesquisas e dados confiáveis é o caminho para projetos de sucesso", afirma Montanheiro.

Saiba mais sobre o Observatório no site www.observatoriodoturismo.com.br.